
Ônibus passam por limpeza porque vírus pode sobreviver dias no ‘pega-mão’
Jundiaí tenta reduzir risco de transmissão do Covbid-19 no transporte público
Um estudo do Instituto Nacional de Saúde, agência do governo dos Estados Unidos, revelou que o Covid-19 pode sobreviver fora do organismo humano por várias horas ou até três dias em determinadas superfícies. Daí a importância de manter sempre limpos os espaços com intenso trânsito de pessoas. E foi isso que Jundiaí fez nesta terça-feira (17) e promete manter nos próximos dias: quando os ônibus encostam nos terminais, faxineiras estão fazendo a limpeza de bancos e barras de apoio para as mãos com álcool gel.
Por todo o país empresas de transportes públicos, carros de aplicativo, operadoras de ônibus e companhias aéreas têm reforçado a limpeza dos veículos para garantir a segurança dos usuários e dos funcionários. A orientação é para que motoristas lavem as mãos a cada viagem realizada.
Já a Uber informou que está “disponibilizando desinfetantes para ajudar os motoristas parceiros a manter o carro limpo”, além de garantir assistência financeira durante até 14 dias para os que apresentarem sintomas do coronavírus. O aplicativo de transporte também está suspendendo temporariamente contas de usuários ou motoristas parceiros que confirmarem exposição ao Covid-19.
A 99 está orientando os motoristas a lavar as mãos com frequência, com água e sabão, e a usar álcool em gel. Também é recomendado não ter contato entre motorista e passageiro, como aperto de mãos, e manter sempre os vidros abertos para arejar o veículo.