
Paulista veta “Baile das Gayrotas” e festival é cancelado em Jundiaí
Organizadores reclamam de interferência e presidente do clube diz que “mudaram o combinado”
O que era para ser uma festa com trinta atrações, como antecipado pelo JundiAqui, virou gol contra no Estádio Jayme Cintra. O “Rúcula Festival de Artes” foi cancelado porque o Paulista Futebol Clube vetou o “Baile das Gayrotas”, que acontece desde 2017 no Bar do Haules.
A organização fala em tentativa de interferência nas atrações por parte do presidente do Paulista, Rogério Levada. “…o Paulista Futebol Clube manifestou desconforto com relação a uma de nossas atrações, de orientação LGBT, condicionando a cessão do estádio, firmada em contrato, à retirada dos artistas em questão… Esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura do clube”, diz nota emitida pelo Superkaos.
Rogério confirma que exigiu mudança na programação do “Rúcula”, que iria rolar dias 23 e 24, mas garante: “Quando nos procuraram, falaram em pintura, dança, música, escultura, artesanato. Daí agora vimos que uma das atrações fere o combinado com as drag queens. Vetamos. Falaram em homofobia, não é isso, mas sim respeito ao nosso estatuto que não permite nenhum tipo de exibição que levante bandeiras, quer sejam no âmbito religioso, político, de raça ou gênero”.