Região de Campinas à espera da ‘bandeira’ verde na sexta, com Jundiaí junto
Plano São Paulo mudou regras e a possibilidade é grande de anúncio da novidade por Doria
A Região de Saúde de Campinas, que engloba 42 cidades, entre elas Jundiaí, vai se valer das novas regras do plano de flexibilização no Estado de São Paulo e deve avançar para a fase verde nesta sexta-feira (4).
Para ir à verde, antes precisava uma taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo dos 60% e isso não dependia da quantidade de dias em que ela estivesse na fase amarela, mas agora o percentual de ocupação poderá variar entre 75% e 70%, desde que a região permaneça por 28 dias consecutivos na amarela.
Outras mudanças são: para que as regiões entrem no quarto estágio do plano, agora é preciso manter por ao menos 14 dias as taxas de internação abaixo de 40 por 100 mil habitantes e a de mortes em até cinco por 100 mil habitantes.
Nesta sexta, o governador João Doria faz a tradicional entrevista em que anuncia as novidades para as regiões paulistas, a maioria à espera da “bandeira verde”.
O registro de óbitos diários pela Covid-19 está em queda no Estado, apesar do número assustador de 30.014, com novos casos surgindo de forma estável, totalizando 804.342.
A mudança de fase vai abrir possibilidade de realização de eventos, convenções e atividades culturais, que poderão funcionar com 60% da capacidade.