
“Até 2% da população contaminada a situação tem o mínimo de controle”, diz LFM
Prefeito anuncia criação de mais 39 leitos de UTI, chegando a 55 para sete cidades do Aglomerado
O prefeito Luiz Fernando Machado, coordenador geral do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) do município e presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí, usou seu Facebook para anunciar a criação de 39 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicados exclusivamente para a Covid-19 para uso de pacientes da própria Jundiaí e mais Cabreúva, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista, Itupeva e Campo Limpo Paulista.
Os leitos exclusivos para o atendimento das sete cidades ficam no Hospital São Vicente de Paulo e Hospital Regional, somando agora 55. Sobre leitos de enfermaria, anunciou que serão 60 exclusivos no Hospital Regional.
Ele dividiu a população em duas: de 815 mil pessoas, metade está na rede privada, da qual cobrou mais investimentos, e metade no SUS, que requer atenção do poder público.
“Com a projeção, os leitos são suficientes para atendimento de até 2% da população SUS dependente contaminada. Acima desse percentual, no entanto, o sistema sofre sobrecarga. Por isso, reforço, o isolamento social é fundamental para evitarmos o pior para a nossa região”.
Para quem é do sistema privado ele dá o recado: “A direção dos nossos hospitais privados precisa trabalhar com a lógica de pontencializar, investir recursos financeiros para que também possa ampliar sua capacidade de leitos de UTI e da enfermaria”.