Sonho de respirar sem aparelhos é mais real a cada dia para Duda
Jundiaiense de 15 anos tem uma evolução que anima médicos e emociona os amigos
As notícias que chegam de Porto Alegre sobre Maria Eduarda Zilio, a Duda, nossa “Garota de Fibra”, são cada vez mais otimistas. No dia 12 de junho ela fez um transplante de pulmão intervivos e, embora siga na UTI, já consegue sentar em uma cadeira e ficar até quase duas horas sem respiração artificial.
Ela vem se alimentando melhor também. Segundo sua mãe e doadora – Duda recebeu um lobo do pulmão de Margarete e outro do irmão Xanzinho – a cada dia há “mais um progresso e novas conquistas”.
Não há prazo ainda para que Duda deixe a UTI da Santa Casa de Misericórdia, onde passou pela cirurgia de quase dez horas, menos ainda de quando poderá voltar para casa, mas muita gente já se imagina festejando esse dia.
Há exemplos de transplantes semelhantes ao de Duda e de meninas mais ou menos de sua idade que foram liberadas pelos médicos cerca de quatro meses após a intervenção cirúrgica.
Em 2016, ela foi para Porto Alegre e entrou na fila do transplante. Agora em janeiro de 2017, ganhou o noticiário nacional ao falar de seu sonho de respirar sem aparelho de oxigênio, “um companheiro” desde os três anos, quando foi diagnosticada com fibrose cística. A cada dia os médicos veem que ela caminha para essa nova realidade…
Em tempo: Na foto do alto, Duda ganha uma abraço da atriz e cantora Dulce Maria, em sua passagem pelo Sul, em abril. Uma rara imagem em que está sem os caninhos do oxigênio no nariz, retirados apenas alguns segundos para registrar o encontro que a jundiaiense tanto desejava.
Leia também:
Duda ensaia para aprender a respirar sem aparelhos
Amigos seguem em corrente de orações por Duda Zilio
Duda, nossa Garota de Fibra, faz transplante nesta segunda