
Jundiaí x Covid-19: Raio-x dos últimos 14 dias antes da flexibilização do comércio
JundiAqui traz um levantamento exclusivo com os dados da Covid-19 nos últimos 14 dias
Nesta sexta-feira (29), o prefeito Luiz Fernando Machado divulga detalhes sobre flexibilização do comércio, uma liberação em diferentes níveis que chega para todo o Estado de São Paulo.
São vários fatores que o governo havia apontado como necessários para que se baixe a quarentena, mas parece que isso mudou com o chamado plano de recuperação econômica.
Em 8 de maio, governo do estado falou em taxa minima de isolamento de 55%. Em Jundiaí ela passa longe. Nos últimos 14 dias, em nenhum deles conseguiu essa marca, sequer nos finais de semana. O último dado mostra 41% de participação do jundiaiense. Por sinal, apenas 2 de 104 municípios monitorados cumprem a meta, os litorâneos São Sebastião e Ubatuba.
Entre outros critérios de saída da quarentena, aparecia a taxa de ocupação de leitos de UTI, que necessitava ser inferior a 60%. Aqui na cidade, ela superou esse índice dia 18 e não baixou mais. Nesta quinta (28) era de 71% entre o Hospital São Vicente e os particulares (68% e 74%, respectivamente), sendo que chegou a 80% – confira no gráfico.
Outro fator relevante é a curva de casos de Covid-19 que deve estar em queda por 14 dias seguidos. Também nesse sentido Jundiaí não cumpre a meta.
O site “UOL” publicou reportagem em que diz que o governador João Doria “driblou” sua própria regra para flexibilizar a quarentena em municípios.