
Celular na mão? Aqui você vai voltar pra fila da telefonista décadas atrás
Vivaldo José Breternitz mostra a reclamação de vereador porque a cidade tinha só 33 ramais para ligação interurbana
Vivaldo José Breternitz – do blog Jundiahy Antiga
O sistema DDD – Discagem Direta a Distância -, que permite que façamos ligações entre localidades diferentes simplesmente discando o prefixo da região chamada e o número do telefone com que pretendemos nos conectar, chegou a Jundiaí em meados dos anos 1970.
Antes disso, precisávamos discar 01 e pedirmos à telefonista que fizesse a ligação; era um serviço extremamente precário, e como dizem os comentaristas de futebol, “uma caixinha de surpresas”: a ligação podia ser feita imediatamente, dentro de algumas horas ou simplesmente não acontecer.
Havia um serviço chamado “interurbano com hora marcada”, em que se pedia a ligação para uma determinada hora, do dia seguinte! Evidentemente, as tarifas eram diferenciadas.
As empresas tinham problemas: a CICA, por exemplo, para falar com sua filial de Monte Alto (distante cerca de 300 km), usava um sistema de rádio…
As dificuldades (e prejuízos) eram óbvios, o que levou o então vereador Hermenegildo Martinelli a solicitar providências à operadora, a Cia. Telefônica Brasileira. No requerimento em que pedia essas providências, o vereador mencionava a existência de 33 canais para ligações interurbanas – eram possíveis apenas 33 ligações ao mesmo tempo, sempre usando os tradicionais telefones pretos!
Felizmente, isso é passado.