Cica nasceu 80 anos atrás
É de 1941 o surgimento da marca que ficou famosa com o elefantinho
A Cica – Companhia Industrial de Conservas Alimentícias teve sua primeira fábrica inaugurada em Jundiaí em 1941 e chegou a se tornar a maior marca de conservas alimentícias da América Latina nos anos 90. O Extrato de Tomate Elefante foi famoso por conta da qualidade e do personagem Jotalhão que apresentava em sua embalagem.
Ela nasceu da associação das famílias Bonfiglioli, Messina, Guerrazzi e Guzzo. A escolha por Jundiaí teve forte influencia dos Rappa, o pai Sperandio e o filho Mário.
O terreno era de Attilio Vianello e as obras foram iniciadas em 1939 sob a responsabilidade de Giacomo Venchiarutti, pai de Vasco, que se tornaria prefeito da cidade nos anos 50.
A fábrica começou com produção exclusiva de extrato de tomate, mas logo em 1942 já diversificava os produtos, incluindo frutas em conserva, geléias e azeitonas. Em 1991 atingiu 167 mil m² de área construída com as ramificações Cicasul, Cicanorte, Cicatrade e até Cica Argentina. A fábrica foi transferida daqui para Rio Verde, em Goiás, em 1998. A Cica acabou vendida para o grupo Gessy Lever.
Nos últimos anos, os prédios foram remodelados e passaram a ser ocupados por diferentes tipos de negócios, como Telha Norte, Casa do Marceneiro, Mobly, Giga e outros. Do original restam a casa que foi dos Bonfiglioli e a torre, que voltou a ser iluminada desde o Natal de 2019.
O bairro segue como o Jardim Cica, onde há uma das lojas da Coopercica, cooperativa de consumo criada por funcionários da empresa há mais de meio século.