
Esse Papai Noel é sucesso em Jundiaí há 54 anos
Boneco que foi das Lojas Magalhães ‘mora’ agora no jardim do Solar do Barão
Edu Cerioni
Parece contraditório, mas o Papai Noel dos jardins do Solar do Barão vem atraindo mais a atenção de adultos do que crianças. A explicação: ele vive na memória de muito jundiaiense acima dos 40 anos. Com a garotada ele fez sucesso mesmo no final dos anos 1960 e por um longo tempo a partir de então, enfeitando a vitrine das Lojas Magalhães.
Foi a partir de 1967 que aquele sobe e desce do bom velhinho, graças a um motorzinho, intrigou e encantou. O boneco foi doado em 2014 ao Museu Histórico Cultural de Jundiaí, que o restaurou.
Maria do Carmo Magalhães Destro, filha de João E. Magalhães, conta: “Meu pai comprou dois exemplares na feira de eletro-eletrônico de 1967, em São Paulo. Foi um alvoroço quando a gente viu um Papai Noel que subia e descia, graças a um motor de aspirador de pó, uma novidade para Jundiaí. Era para ficar um em cada loja, mas um deles, infelizmente, quebrou logo. O outro sim morou nas Lojas Magalhães da rua Barão de Jundiaí, ao lado do extinto Cine Ipiranga“.
Ela prossegue: “As pessoas iam ao Centro só para vê-lo, virou um sucesso. À noite, quando fechava a loja, meu pai pegava as cartinhas que as crianças jogavam para o Papai Noel. Elas pediam brinquedos e eu ajudava a selecionar as que mais pareciam necessitar. Meu pai mandava um funcionário levar na casa de quem tinha a cartinha selecionada uma bola ou uma boneca. Até bicicleta doava”.
As Lojas Magalhães funcionaram por 72 anos, vendendo geladeiras e outros eletrodomésticos.
One thought on “Esse Papai Noel é sucesso em Jundiaí há 54 anos”
Bom dia gostaria de saber quem restaurou o papai Noel??