
Estaçãozinha em ruínas volta ao alcance dos olhos, um pedido de socorro
Grupo faz nova ação em nome da restauração do prédio histórico que foi consumido por incêndio
O sábado (10) marcou nova ação do grupo de preservação da Estaçãozinha de Jundiaí, que promoveu o corte do mato no entorno das ruínas da antiga estação de 1898 que sofreu com um incêndio há algumas semanas.
O trabalho durou cerca de uma hora, permitindo que a fachada da Estaçãozinha da Companhia Paulista voltasse a ser visível para quem passa pela avenida União dos Ferroviários. Um alerta do abandono e da necessidade de sua restauração.
A campanha “Estaçãozinha Pede Socorro” conta com o apoio de ex-ferroviários, estudantes, professores, advogados, arquitetos, jornalistas e outros que atenderam o chamado de Eusébio dos Santos, da Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista.
O corte do mato teve uma oração antes do trabalho e depois dança cigana.Próximos eventos: nesta terça-feira (13) acontece a entrega de telha simbólica ao Compac no Complexo Fepasa, um jeito de trazer o conselho do patrimônio junto com o grupo. Já no dia 1º de dezembro, haverá caminhada histórico-educativa entre o Sebo Jundiaí e a Estaçãozinha. No dia 22, será feito uma comemoração natalina nas rúinas.
Fotos: Ana Lúcia Soares/Colaboração